proanara

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM “TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO NA PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM "

15 agosto, 2006

Reflexões

Método Clínico Piagetiano

A definição de Método Clinico são observações, que depois são sistematizadas com uma metodologia de análise.
As principais características do método Clínico de Piaget são:
· interrogação
· investigação das explicações dadas pelas crianças interrogadas
· Observação pura, aliada a interrogação
· indução de hipóteses e de novas perguntas;
Essas características do método clínico de Piaget primeiramente servia para analisar as perspectivas das crianças, tentar falsear, ou anular as perspectivas das perguntas feitas.
O método na verdade tinha três tipos de perguntas:
· as perguntas de exploração,
· as perguntas de justificação ,
· as questões de contra argumentação, todas elas para "medir" ou analisar as proposições dos alunos quanto as explicações que eles davam, quanto a legitimação e também quanto ao equilibrio do seu pensamento lógico.
Utilização - Acreditamos que é possível aplicar método clínico a uma situação de aprendizagem, cabe ao professor, induzir, fazer o papel de questionador, problematizar as perguntas que o aluno formulou.
Salientando que o professor deve orientá-la, e não apenas interrogar, ou questionar as hipóteses feitas por ele, ou tentar falseá-las,. O método é bom, mas deve se adequar a real necessidade lógica e racional do aluno e também do estudo ou pesquisa. Sobre a sua utilização em PA, creio que é válido o uso deste médoto, mas sempre lembrando que o professor deve ter o papel de orientador,mediador, não só de questionador, é preciso conduzir, e ter o cuidado para não induzir o aluno a pesquisar o que nós queremos saber.
Daí a importância do método para orientar, nortear o caminho da aprendizagem do aluno, para que ele busque respostas para suas dúvidas. Neste sentido o papel do professor é essencial.
Quanto a intervenção do professor, ela é vital para a realização de um PA. O professor deve interrogar questionar, e observar, analisar as suas hipóteses, suas construções lógicas, e ter a percepção investigativa.
A intervenção seria uma forma de nortear o raciocínio lógico do aluno, e não direcionar pra aquilo que o professor quer saber.Deve intervir de uma forma que seja orientadora,norteadora, esclarecedora, sempre lembrando que o aluno deve esclarecer e sanar suas dúvidas, e não as do professor.
Intervir mas de forma que não interfira na construção lógica do aluno.
O aluno é quem deve construir o conhecimento, o professor deve orientá-lo para tal e a utilização do “Método Clínico Piagetiano” é o caminho para que a construção do conhecimento ocorra.
Nara-RS2

1 Comments:

  • At 02:16, Blogger Aline_Kunst said…

    Olá!
    Gostei de ler tuas reflexões sobre o método clínico, mas como "Intervir mas de forma que não interfira na construção lógica do aluno"?
    É um desafio...
    Boa semana!
    Beijos
    Aline

     

Postar um comentário

<< Home